O PPGOD pratica inúmeras ações de impacto na sociedade. Um exemplo bem-sucedido de transferência de tecnologia para a sociedade são os projetos de extensão universitária que, além da prestação de serviço de saúde à comunidade, divulgam informações científicas e capacitam profissionais.
A FO-UERJ tem tradição em atividades extensionistas voltadas à melhoria da saúde bucal, impactando diretamente a saúde e qualidade de vida de centenas de pacientes anualmente. Como exemplos, listamos os projetos com a participação de docentes e discentes do PPGOD:
Crescer Sorrindo
O “Crescer Sorrindo”, iniciado em 2001, atua na formação de recursos humanos, na atenção à saúde bucal infantil e na produção de conhecimento científico. Ele oferece promoção de saúde e atendimento odontológico para crianças até 12 anos, capacitação para profissionais, atividades educativas e pesquisas. Já envolveu 1.150 graduandos, 200 pós-graduandos e atendeu mais de 800 pré-escolares. Com 2.000 atendimentos anuais, conta com 60 graduandos, oito especialistas e dez discentes do PPGOD. Resultou em 60 resumos e 25 artigos. Coordenado por Ana Paula Pires dos Santos (2013-2018) e, desde então, por Fernanda Barja-Fidalgo.
Crescer Sorrindo UERJ na Web
O “Crescer Sorrindo UERJ na Web”, criado em 2013, é pioneiro na disseminação de pesquisas sobre saúde infantil nas redes sociais. Ele compartilha eventos científicos da FO-UERJ e temas baseados nas atividades clínicas e teóricas. As publicações, feitas por discentes sob orientação docente, usam linguagem simples e imagens atraentes. O projeto tem perfil no Instagram (@crescersorrindo_uerj, 5.358 seguidores) e gerencia o do PPGOD (@ppgoduerj, 2.115 seguidores), alcançando mais de 37.000 visualizações em 90 dias. Coordenado por Ana Paula Pires dos Santos (2018-2021) e, desde então, por Fernanda Barja-Fidalgo.
Catavento Especial
O “Catavento Especial” promove a saúde bucal de pacientes com necessidades especiais ou deficiência (PNE/PcD) por meio de ações educativas, preventivas e curativas. Além do atendimento, capacita profissionais e desenvolve pesquisas sobre saúde bucal e qualidade de vida. Neste projeto está inserida a tese da egressa de DO Débora Medina sobre manifestações orais em crianças com microcefalia por Zika vírus (2022; DOI: 10.1111/scd.12681), sob orientação da DP Ana Paula Pires dos Santos.
Hipomineralização de Molares e Incisivos: o desafio de identificar e tratar pacientes infantis com esta alteração dentária
O “Hipomineralização de Molares e Incisivos: o desafio de identificar e tratar pacientes infantis com esta alteração dentária”, coordenado pela DP Vera Soviero, integra ensino, pesquisa e assistência. Envolve alunos de Graduação e Pós-Graduação e gerou sete dissertações de ME, duas teses de DO, cinco TCC de Graduação e um de Especialização até 2024. Atualmente, há uma dissertação de ME e três teses de DO em andamento, incluindo um ensaio clínico sobre o tratamento de molares permanentes com coroa de aço pela Hall Technique (http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i3.45066). O projeto, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Petrópolis-RJ, conta com a participação de cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família e tem uma mascote, Hypo, que se comunica com o público via Instagram (@hypo_group_uerj).
CUIDAR: Perspectivas do Cuidado Materno-Infantil
O “CUIDAR: Perspectivas do Cuidado Materno-Infantil”, coordenado pela DP Adílis Alexandria, foca em amamentação e cuidado materno-infantil, divulgando conhecimento científico para leigos e comunidade acadêmica. Com participação de alunos de graduação e pós-graduação, realiza pesquisas, conteúdos educativos e discussões de artigos. O projeto combate a desinformação, fortalece a amamentação consciente, promove o cuidado integral e fomenta a produção científica. Também originou um grupo de pesquisa no CNPq.
Tratamento endodôntico simplificado visando sua aplicação no SUS
O “Tratamento endodôntico simplificado visando sua aplicação no SUS”, coordenado pela DP Luciana Sassone, oferece tratamento endodôntico na Policlínica Piquet Carneiro, disponibilizando semanalmente vagas para os sistemas de regulação municipal e estadual (SISREG e SER). O projeto leva atendimento especializado a uma importante unidade de saúde pública que anteriormente não oferecia esse serviço. A assistência é realizada por mestrandos em Endodontia, com apoio de alunos de Graduação e supervisão de doutorandos e docentes.
Reabilitação social do sorriso de adolescentes de baixa renda
O “Reabilitação social do sorriso de adolescentes de baixa renda” oferece tratamento odontológico multidisciplinar a adolescentes de 12 a 20 anos, integrando alunos de diferentes níveis. O projeto amplia o acesso ao tratamento e inclui acompanhamento clínico na disciplina Saúde Oral para Adolescentes da FO-UERJ. Os atendimentos são realizados por graduandos e supervisionados por docentes e doutorandos de Dentística, em parceria com o NESA-UERJ.
Promoção de Saúde Bucal em Atletas de Alto Rendimento
O “Promoção de Saúde Bucal em Atletas de Alto Rendimento”, coordenado pelo DP Eduardo Tinoco, surgiu da atuação do docente na coordenação de saúde bucal dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Oferece atendimento odontológico a cerca de 80 atletas por ano, vinculados à UERJ e associações esportivas, realizado por alunos da Graduação da FO-UERJ e do PPGOD, sob sua orientação. O projeto também inclui a confecção de protetores bucais para prevenção de traumatismos dentários.